Formulir Kontak

Nama

Email *

Pesan *

Cari Blog Ini

Importacoes E Exportacoes Tem Forte Subida Em Julho

Importações e exportações têm forte subida em julho

Exportações crescem 21% e importações 44%

Fortalecimento da procura externa e interna impulsiona comércio externo

As exportações nacionais registaram um aumento homólogo de 21,1% no mês de julho, fixando-se em 5.600 milhões de euros. Este crescimento foi impulsionado pelas vendas para países terceiros, que aumentaram 25,6%. As exportações para a União Europeia também cresceram, embora a um ritmo mais moderado de 12,4%.

As importações também registaram um aumento significativo, de 44,6% em termos homólogos, atingindo os 7.100 milhões de euros. Este aumento foi generalizado a todas as categorias de bens, com destaque para as importações de bens de consumo não duráveis, que cresceram 59,4%, e as importações de bens de equipamento, que aumentaram 47,3%.

O aumento das exportações e importações em julho reflete o fortalecimento da procura externa e interna. A procura externa foi impulsionada pela recuperação económica global, enquanto a procura interna foi impulsionada pelo aumento do consumo privado e do investimento empresarial.

Balança comercial regista défice de 1.500 milhões de euros

Apesar do forte crescimento das exportações, a balança comercial registou um défice de 1.500 milhões de euros em julho, devido ao aumento ainda mais acentuado das importações. Este défice é superior ao registado em julho de 2021, que foi de 900 milhões de euros.

Perspetivas para os próximos meses

As perspetivas para os próximos meses são positivas, com os indicadores a apontarem para um crescimento contínuo das exportações e importações. A procura externa deverá manter-se forte, apoiada pela recuperação económica global. A procura interna também deverá continuar a crescer, impulsionada pelo aumento do consumo privado e do investimento empresarial.

Conclusão

O forte crescimento das exportações e importações em julho é um sinal positivo para a economia portuguesa. Reflete o fortalecimento da procura externa e interna e aponta para perspetivas positivas para os próximos meses.


Komentar